Cultivo de Abóbora: Tudo o Que Você Precisa Saber!

Cultivo de Abóbora: Tudo o Que Você Precisa Saber!

Apesar de não se saber ao certo o local específico, estima-se que o cultivo da abóbora teve origem na América Latina há cerca de 9.000 anos, pelos Olmecas, uma civilização que se desenvolveu nas regiões tropicais do centro-sul do atual México. Com o passar dos anos, a abóbora passou a ser cultivada e apreciada em todo o mundo, por ser uma fruta saborosa e nutritiva. Nesse post você vai saber mais sobre o cultivo da abóbora e como o fertilizante orgânico IsoFert é um diferencial para o sucesso da plantação, então, leia até o final!

Cultivo Orgânico de Abóbora

O cultivo de abóbora orgânico tem crescido cada vez mais no Brasil e, cada vez mais as pessoas tem dado preferência por comprar esses produtos. A abóbora originada da produção orgânica não possui insumos agrícolas e produtos químicos na composição, ou seja, seu desenvolvimento é livre de agrotóxicos.

O solo ideal para o plantio de abóbora é do tipo areno-argiloso, fértil, rico em matéria orgânica e com pH entre 5,5 a 6,8, recomenda-se também que o mesmo seja profundo, drenado e de preferência plano. Para que o agricultor saiba as características é essencial que seja realizada uma análise do solo onde será a identificada se é necessária a correção de acidez, bem como a a aplicação de fertilizante para abóbora, como o IsoFert. Essa correção e preparo do solo deve ser realizada de 2 a 3 meses antes do início do plantio.

Pragas, doenças e ervas daninhas

As principais pragas que costumam atacar o plantio de abóbora são a broca dos frutos, a mosca-branca e os pulgões. Para lidar com a broca dos frutos, recomenda-se usar iscas, principalmente no início do desenvolvimento das plantas, como a abobrinha italiana. Em relação aos pulgões podem ser aplicados preparados a base de plantas como pimenta, alho e cebola. Já no caso das mosca-branca, recomenda-se a aplicação de inseticidas biológicos.

Em relação as doenças, a principal é o oídio, um fungo que pode se desenvolver em toda a planta e que é similar a um “pó-de-giz” espalhado por toda a folha. Nas plantações orgânicas de abóbora, uma forma de lidar com essa doença é através da pulverização com leite de vaca cru com concentração entre 10% a 15%, logo no início da infestação. Vale lembrar também que a plantação pode ser atingida por doenças menos frequentes, tais como como o míldio, mancha zonada e antracnose e nesses casos recomendam-se pulverizações preventivas com calda bordalesa.

Já para as ervas daninhas, o manejo deve ser realizado através da capina manual, que é menos danosa para as plantas, ou ainda o coroamento das plantas e roçadas leves no restante da área.

Colheita da abóbora

A colheita da abóbora é realizada quando os frutos começam a apresentar o amadurecimento e tamanho padrão de acordo com cada uma das espécies. Para identificar o momento certo da colheita também são levados em consideram a coloração, firmeza e textura da casca.

Cultive abóbora com os fertilizantes IsoFert!

Agora que você já conhece mais sobre a abóbora, sua origem, cultivo e manejo e deseja começar a sua plantação, ou ainda, se você já é um produtor, saiba que a IsoFert oferece ao mercado o melhor fertilizante para abóbora!

DOSAGEM E APLICAÇÃO – FERTILIZANTE PARA ABÓBORA ISOFERT

Período: Plantio.

Quantidade: 1kg a 2kg por cova.

Além disso, somos uma empresa que atua no mercado há mais de 9 anos, focada na atividade de produção de fertilizantes com o aproveitamento de resíduos sólidos industriais, praticando o ciclo da sustentabilidade o que vai de encontro ao anseio de toda sociedade e das pessoas comprometidas com o meio ambiente! Conheça mais sobre nossos produtos e tire suas dúvidas comerciais através do nosso canal de atendimento via WhatsApp, basta clicar aqui. E claro, se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais e fique ligado(a) no nosso blog!