Cultivo de Alface: O Que Você Precisa Saber!

Cultivo de Alface: O Que Você Precisa Saber!

Já falamos por aqui sobre o cultivo abóbora, ressaltando principalmente as suas origens e as vantagens de usar o fertilizante para abóbora IsoFert na plantação. Hoje iremos falar sobre o cultivo de alface, suas origens e como o fertilizante IsoFert pode ajudar! Então leia até o final!

Cultivo de Alface: Origens

Com origem no leste do mediterrâneo, a alface (Lactuca Sativa),  é uma hortaliça pertencente à família Asterácea, a mesma da chicória, da escarola, do almeirão e da alcachofra que foi trazida para o Brasil pelos portugueses, no século  XVI. Atualmente a alface é cultivada em praticamente todo o mundo.

Principais Tipos de Alface

Muitos consumidores não sabem, mas existem uma variedade de tipos de alface que são cultivadas no Brasil, as principais são:

  • Alface-americana: é a mais conhecida pela população por ser facilmente encontrada em feiras e mercados. É caracterizada pela textura firme e tem a cor verde clara.
  • Alface-crespa: tem esse nome devido a textura de suas folhas e também é bastante encontrada no mercado, a cor é similar a da alface-americana.
  • Alface-romana: essa alface nos faz lembrar a acelga, e tem as folhas mais escuras do que a alface-americana e a crespa.
  • Alface-roxa: como o próprio nome já diz, a alface-roxa tem as pontas das folhas roxas e também tem um alto poder oxidante!
  • Alface-lisa: se caracteriza pela textura lisa e por um leve amargo, é bem macia e frequentemente usada em hambúrgueres e saladas. Também é conhecida como alface-manteiga.
  • Alface-mimosa: além de possuir um amargor mais acentuado em comparação ao demais tipos de alface, a alface-mimosa tem as folhas mais delicadas.
  • Alface-frisada: É pouco conhecida em território nacional, porém é bastante consumida na França e em pratos típicos franceses, onde recebe o nome de  alface frisée.

 

Cultivo Orgânico da Alface

O cultivo orgânico da alface segue a tendência de crescimento no Brasil, como ocorre com as demais culturas e, inclusive citamos nesse post sobre as vantagens do cultivo orgânico no geral. A alface originada da produção orgânica não possui insumos agrícolas e produtos químicos na composição, ou seja, seu desenvolvimento é livre de agrotóxicos.

Solo Para Cultivo de Alface

O alface prefere solos argilo-arenosos, ricos em matéria orgânica e por isso sempre é necessário que o agricultor faça uma análise para identificar eventuais necessidades de correção e também de aplicação de fertilizantes orgânicos, como o IsoFert.

Clima Para Cultivo de Alface

O cultivo de alface apresenta melhores resultados em regiões com clima que varia entre 18°C e 25°C.

Espaçamento

O espaçamento pode variar de acordo com o porte do plantio, sendo de, em média 25 x 25 centímetros para plantações de pequeno porte e 30 x 40 centímetros, em média, para plantações de médio/grande porte.

 

Pragas, Doenças e Ervas Daninhas

As principais pragas que atingem as plantações de alface são:

  • No solo: a lagarta-mosca.
  • Nas folhas e caule: pulgões, mosca-branca, tripes, vaquinhas, lagarta-amigera, mosca-minadora, paquinhas, grilos, lesmas, caramujos, caracóis e tatuzinhos.

Nas plantações orgânicas de alface, uma forma de lidar com essas pragas e a pulverização das plantas com uma mistura de 5g de sal de cozinha, 20 ml de vinagre e 2,5 ml de detergente orgânico, diluídos em 1 litro de água. A pulverização nas plantas atacadas deve ser realizada a cada 5 dias.

Colheita da Alface

 

Em geral, a colheita de alface ocorre entre 8 e 18 semanas após a semeadura, variando conforme a cultivar, a época do ano, e também os tratos culturais utilizados. Também deve ser levado em consideração o tamanho, a aparência e a textura para o início da colheita.

 

Cultive alface com os fertilizantes IsoFert!

Agora que você já conhece mais sobre a alface, sua origem, cultivo e manejo e deseja começar a sua plantação, ou ainda, se você já é um produtor, saiba que a IsoFert oferece ao mercado o melhor fertilizante orgânico para alface!

DOSAGEM E APLICAÇÃO – FERTILIZANTE PARA ALFACE ISOFERT

Aplicação: No canteiro.

Quantidade: 3kg/m².

Além disso, somos uma empresa que atua no mercado há mais de 9 anos, focada na atividade de produção de fertilizantes com o aproveitamento de resíduos sólidos industriais, praticando o ciclo da sustentabilidade o que vai de encontro ao anseio de toda sociedade e das pessoas comprometidas com o meio ambiente! Conheça mais sobre nossos produtos e tire suas dúvidas comerciais através do nosso canal de atendimento via WhatsApp, basta clicar aqui. E claro, se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais e fique ligado(a) no nosso blog!