Cultivo de Alho: O Que Você Precisa Saber!

Cultivo de Alho: O Que Você Precisa Saber!

No nosso blog já falamos sobre o cultivo de diversas culturas, tais como abóbora, alface e alcachofra. Hoje iremos falar sobre o cultivo do alho, suas origens e como o fertilizante IsoFert pode ajudar! Então leia até o final!

Cultivo do Alho: Origens

O alho pertence a família Aliácea  e é uma das plantas mais antigas cultivadas no mundo. Tem sua origem na Ásia Central e seu cultivo difundiu-se para a região do Mar Mediterrâneo em tempos pré-históricos.

O alho chegou no Brasil na época do descobrimento, trazido pelos portugueses e era considerado uma planta medicinal usada para gripes e resfriados, pois se destaca como fonte de sais minerais como potássio e zinco, além das vitaminas B1 e B6.

Principais Tipos de Alho

Em relação aos tipos de alho, existem praticamente três tipos, são eles: “alho pescoço duro” (Allium sativum ophioscorodon) ,  “alho pescoço mole” (Allium sativum sativum) e alho-poró (Allium porrum ). Confira as características de cada um:

  • Alho Pescoço Mole: Como o próprio nome já diz, o alho “pescoço mole” tem um caule mais molinho e tende a produzir uma quantidade maior de dentes do que o “pescoço duro”. Porém, seu dentes são menores, mais difíceis de descascar e também tem um sabor mais forte, levemente picante. É bastante comercializado na forma de trança.
  • Alho Pescoço Duro: Esse tipo de alho possui um caule duro e fornece dentes maiores, de sabor mais suave e em menor quantidade – geralmente, uma cabeça tem sempre menos que 10 dentes, que são mais fáceis de descascar. Ele geralmente é produzido em locais mais frios e demora mais para amadurecer.
  • Alho Poró: Já o alho-poró se destaca dos demais pela sua forma, pois, em vez de formar um bulbo arredondado, como a cebola, o alho-poró produz um longo cilindro de folhas encaixadas umas nas outras, esbranquiçadas na zona subterrânea, sendo esta a parte das folhas a mais utilizada na culinária, ainda que a parte verde também possa ser utilizada, por exemplo, em sopas.

Cultivo Orgânico do Alho

O cultivo orgânico do alho segue a tendência de crescimento no Brasil, como ocorre com as demais culturas e, inclusive citamos nesse post sobre as vantagens do cultivo orgânico no geral. A alface originada da produção orgânica não possui insumos agrícolas e produtos químicos na composição, ou seja, seu desenvolvimento é livre de agrotóxicos.

Solo Para Cultivo do Alho

O alho prefere solos ricos em matéria orgânica e ter boa drenagem de água. Ele gosta de pH um pouco ácido, entre 5,5 e 6,5. Evite solos arenosos, pois eles não retêm boa quantidade de água e nutrientes, por isso, a análise para identificar eventuais necessidades de correção e também de aplicação de fertilizantes orgânicos, como o IsoFert é essencial.

Clima Para Cultivo de Alho

O alho exige temperaturas amenas (18º a 20°C) na fase inicial do ciclo, temperaturas mais baixas (10º a 15°C) durante o período de bulbificação e temperaturas mais elevadas (20º a 25°C) na fase de maturação.

Pragas, Doenças e Ervas Daninhas

No cultivo do alho, a mancha púrpura é a doença mais disseminada. Entre as pragas, os principais vilões da cultura orgânica do alho são o trips e o ácaro do chochamento. Para lidar com essas pragas e doenças no cultivo orgânico do alho, pode ser realizadas aplicações semanais de calda bordalesa a 1%. O tratamento deve começar de 60 a 80 dias após o plantio, para proteger a cultura no período crítico das doenças, ou seja, dos 80 aos 130 dias do ciclo. Fora desse período, normalmente, não é necessário proceder pulverizações para essa doença.

Colheita do alho

De modo geral, a colheita acontece na primavera e deve acontecer quando dois terços das folhas estiverem secas e/ou amareladas. O alho deve secar ao Sol por cerca de cinco dias e na sombra, de 20 a 50 dias com as folhas e raízes.

 

Cultive alho com os fertilizantes IsoFert!

 

Agora que você já conhece mais sobre o alho, sua origem, cultivo e manejo e deseja começar a sua plantação, ou ainda, se você já é um produtor, saiba que a IsoFert oferece ao mercado o melhor fertilizante orgânico para alho!

 

DOSAGEM E APLICAÇÃO – FERTILIZANTE PARA ALHO ISOFERT

 

Aplicação: Plantio.

Quantidade: 1 a 1,5kg/m².

 

Além disso, somos uma empresa que atua no mercado há mais de 9 anos, focada na atividade de produção de fertilizantes com o aproveitamento de resíduos sólidos industriais, praticando o ciclo da sustentabilidade o que vai de encontro ao anseio de toda sociedade e das pessoas comprometidas com o meio ambiente! Conheça mais sobre nossos produtos e tire suas dúvidas comerciais através do nosso canal de atendimento via WhatsApp, basta clicar aqui. E claro, se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais e fique ligado(a) no nosso blog!