Você já sabe que a agricultura orgânica é capaz de contribuir para a melhoria da qualidade de vida de quem é produtor e claro, na saúde de quem consome os alimentos e, por esse motivo no nosso blog falamos sobre o cultivo orgânico de diversas culturas usando o nosso fertilizante orgânico. Hoje não é diferente, iremos falar sobre o cultivo de cenoura, então, leia até o final!
Origens do Cultivo da Cenoura
Os primeiros indícios do cultivo da cenoura ocorreram nos arredores do Afeganistão, na Ásia Central e datam de cerca de dois mil anos atrás. Trazida ao Brasil pelos portugueses, acredita-se que as primeiras plantações ocorreram no século XIX no Estado do Rio Grande do Sul e atualmente é uma das hortaliças mais consumidas pelos brasileiros e cultivada em todo o país!
Principais Tipos de Cenoura
A cenoura é rica em nutrientes importantes para o nosso organismo, dentre eles se destacam as vitaminas A, C e K, além de minerais como ferro, potássio e manganês que, podem contribuir até mesmo para o controle da pressão arterial, mas existem tipos diferentes de cenoura e cada um com propriedades específicas. Confira!
- Cenoura laranja: a variedade mais tradicional e fácil de encontrar no Brasil. Esse tipo de cenoura é rico em betacaroteno – uma substância antioxidante que, além de ser responsável pelo tom alaranjado do alimento, consegue se transformar em vitamina A depois de ser ingerida.
- Cenoura roxa: Similar a cenoura laranja, a cenoura roxa também conta com a presença de um antioxidante, a antocianina, que é capaz de melhorar o sistema cardiovascular e reduzir o colesterol ruim.
- Cenoura vermelha: Esse tipo de cenoura apresenta as duas substâncias antioxidantes – a antocianina, que também está presente na cenoura roxa, e os carotenoides. Em conjunto essa dupla é capaz de prevenir doenças causadas pela ação dos radicais livres (como o câncer, por exemplo), além de ajudar a regular o sistema imunológico.
- Cenoura amarela: Esse tipo de cenoura apresenta um sabor mais doce em comparação com os demais tipos e om os antioxidantes luteína e zeaxantina em sua composição, oferece benefícios para a pele e para a saúde dos olhos.
- Cenoura branca: Considerado o tipo mais raro de se encontrar, a cenoura branca conta com a presença de flavonoides em sua composição, substancia capaz de impedir o envelhecimento precoce das células, além de ter ação anti-inflamatória e anticancerígena.
Cultivo orgânico de cenoura
O cultivo orgânico de cenoura segue a tendência de crescimento no Brasil. A alface cenoura originada da produção orgânica não possui insumos agrícolas e produtos químicos na composição, ou seja, seu desenvolvimento é livre de agrotóxicos. Conheça agora, mais sobre o cultivo de cenoura!
Solo Para Cultivo de Cenoura
As principais regiões produtoras de cenoura no Brasil estão situadas na região do cerrado, porém ela se adapta melhor adapta-se melhor em solos de textura média, profundos e bem drenados, ricos em matéria orgânica e com pH próximo a 6,0.
Clima Para Cultivo de Cenoura
A cenoura é bastante sensível a variações do clima, por esse motivo, as regiões com clima entre 16º e 22º são consideradas ideais, regiões com clima acima de 30º podem impactar significativamente no desenvolvimento da planta.
Pragas e Doenças
Apesar de resistente, as principais pragas e doenças no cultivo de cenoura são: queima das folhas e podridão mole. Para o manejo em relação a queima de folhas é recomendado o uso de cultivares resistentes, além da rotação de culturas e o plantio em locais enxutos e ventilados. Já em relação a podridão mole, é recomendado também, medidas preventivas que incluem evitar ferimentos nas raízes, terrenos encharcados, plantar em canteiros altos e realizar a rotação de culturas.
Colheita da cenoura
A colheita da cenoura em geral é realizada entre 3 a 4 meses da semeadura para que se evite que fiquem muito grossas e fibrosas. Ainda é muito comum que as cenouras sejam arrancadas manualmente, para que se evite danos.
Cultive cenoura com os fertilizantes IsoFert!
Agora que você já conhece mais sobre o cenoura, sua origem, cultivo e manejo e deseja começar a sua plantação, ou ainda, se você já é um produtor, saiba que a IsoFert oferece ao mercado o melhor fertilizante orgânico para cenoura!
DOSAGEM E APLICAÇÃO – FERTILIZANTE PARA CENOURA ISOFERT
Aplicação: Canteiro
Quantidade: 1 a 1,5kg/m².
Além disso, somos uma empresa que atua no mercado há mais de 9 anos, focada na atividade de produção de fertilizantes com o aproveitamento de resíduos sólidos industriais, praticando o ciclo da sustentabilidade o que vai de encontro ao anseio de toda sociedade e das pessoas comprometidas com o meio ambiente! Conheça mais sobre nossos produtos e tire suas dúvidas comerciais através do nosso canal de atendimento via WhatsApp, basta clicar aqui. E claro, se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais e fique ligado(a) no nosso blog!