Já falamos por aqui sobre o cultivo de abóbora e o cultivo de alface e, nesse post iremos falar sobre o cultivo de alcachofra, então, se você tem interesse, leia até o final!
Cultivo de Alcachofra: Origens
A alcachofra (Cynara cardunculus) é uma planta que se destaca pela riqueza em nutrientes e propriedades medicinais originária da região do mediterrâneo que começou a ser cultivada no Brasil por volta do século XX atavés, principalmente, dos imigrantes italianos. Ela pertence à família asterácea, a mesma da alface, da chicória e do girassol. As principais variedades de alcachofra são: Violeta de Provença, Roxa de São Roque, Verde Laon, Camus da Bretanha e Roxa da Romanha.
Cultivo Orgânico de Alcachofra
O cultivo orgânico de alcachofra segue a tendência de crescimento no Brasil, como ocorre com as demais culturas e, inclusive citamos nesse post sobre as vantagens do cultivo orgânico no geral. A alcachofra originada da produção orgânica não possui insumos agrícolas e produtos químicos na composição, ou seja, seu desenvolvimento é livre de agrotóxicos.
Solo Para Cultivo de Alcachofra
O solo ideal para cultivar a alcachofra deve ser bem drenado, profundo, fértil e rico em matéria orgânica. O cultivo da alcachofra não é recomendado em solos muito ácidos, sendo que o ideal é a faixa de pH indo 6 a 8. Para que o agricultor saiba as características do solo é essencial que seja realizada uma análise, onde será a identificada se é necessária a correção de acidez, bem como a a aplicação de fertilizantes para alcachofra, como o IsoFert. Essa correção e preparo do solo deve ser realizada de 2 a 3 meses antes do início do plantio.
Clima Para Cultivo de Alcachofra
A alcachofra é uma planta que tem preferência por clima ameno, com temperaturas em torno de 20ºC em regiões úmidas. A alcachofra não costuma se adaptar bem em regiões de clima quente, cujas temperaturas ultrapassem 32ºC e em regiões frias, cujas temperaturas fiquem abaixo de – 5ºC.
Pragas, Doenças e Ervas Daninhas no Cultivo de Alcachofra
Geralmente, as principais doenças das alcachofras afetam as folhas e incluem o oídio e botrítis. O oídio é um fungo que se prolifera em climas quentes e úmidos, já a botrítis prefere ambientes frios e úmidos e costuma ser mais violenta, causando até mesmo, o colapso da planta.
Outra praga que pode afetar a alcachofra é o vírus do anão encaracolado que é transmitido por insetos como pulgões e costuma deixar a planta atrofiada e doente.
Colheita da Alcachofra
A alcachofra é uma planta perene que pode produzir por mais de seis anos, mas, a partir do terceiro ano há queda considerável na produção e por esse motivo os horticultores acabam substituindo a plantação. A colheita deve ser realizada quando as brácteas ainda estão fechadas, pois, quando abertas, a alcachofra perde a sua qualidade podendo ficar fibrosa.
Cultive alcachofra com os fertilizantes IsoFert!
Agora que você já conhece mais sobre a alcachora, sua origem, cultivo e manejo e deseja começar a sua plantação, ou ainda, se você já é um produtor, saiba que a IsoFert oferece ao mercado o melhor fertilizante orgânico para alcachofra!
DOSAGEM E APLICAÇÃO – FERTILIZANTE PARA ALCACHOFRA ISOFERT
Período de aplicação: Plantio
Quantidade: 1kg/m – linear.
Além disso, somos uma empresa que atua no mercado há mais de 9 anos, focada na atividade de produção de fertilizantes com o aproveitamento de resíduos sólidos industriais, praticando o ciclo da sustentabilidade o que vai de encontro ao anseio de toda sociedade e das pessoas comprometidas com o meio ambiente! Conheça mais sobre nossos produtos e tire suas dúvidas comerciais através do nosso canal de atendimento via WhatsApp, basta clicar aqui. E claro, se você gostou desse conteúdo, compartilhe com seus amigos e em suas redes sociais e fique ligado(a) no nosso blog!